Dra. Angela Xavier

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Água: você sabe como beber?

água

Olá, tudo bem com você? Eu sou a Dra. Angela Xavier e hoje vamos falar sobre água, esse elemento da natureza que tem uma importância vital para nosso organismo.

O corpo humano é formado por cerca de 80% de água, essa água precisa ser mantida, principalmente no nosso plasma sanguíneo, por este motivo é preciso ingerir água constantemente. 

Vamos iniciar nossa conversa com algumas perguntas: você tem certeza que você toma a quantidade de água que seu corpo necessita? Você sabe quais são os horários adequados para que você esteja tomando água? Podem parecer perguntas sem sentido, mas o resultado de não saber as respostas dessas perguntas pode ser bem danoso ao seu corpo.

Alguns dados nos orientam a tomar entre 2 litros a 2,5 litros de água por dia. Entretanto vamos fazer um exercício de imaginar uma pessoa de 130kg e outra de 40kg, você acredita que essas duas pessoas necessitam da mesma quantidade de água por dia?

E a resposta é não. A quantidade de água que cada indivíduo precisa tomar por dia, depende do peso, temperatura do ambiente, umidade e o tipo de trabalho que ele tem. 

Então você deve estar se perguntando como saber a quantidade ideal de água pro meu organismo? Vem comigo que vou te ensinar.

Como saber quanto devo beber de água?

Você precisa pegar o seu peso ou da pessoa que desejar e dividir esse peso por 8, assim você chegará ao total de copos de 300ml que um indivíduo deve tomar por dia, simples assim. 

Mesmo sabendo que água é sempre bem vinda, alguns horários não é indicado que você a ingira, assim como, nenhum outro tipo de líquido. E esses horários são os muito próximos às refeições ou junto com elas.

Alguns macronutrientes como os carboidratos têm o inicio de digestão na boca e a saliva é responsável por esse processo, quando você toma água ou qualquer outro líquido junto com esse alimento, a sua digestão é prejudicada pela diminuição de produção de saliva, resultando em má digestão.  

As consequências dessa má digestão pode ser uma simples fermentação, até um refluxo, enxaqueca, gastrite e alguns casos o aparecimento de úlceras, dependendo da quantidade de tempo que esse organismo sofre com estresses causados pela má digestão. 

E a temperatura, também interfere?

E caso esse líquido seja gelado? Quando o líquido é gelado nosso estômago permite que reações de combustão sejam feitas para aquecer esse líquido que chegou, retardando o processo de digestão.

O processo de aquecer o líquido pode acarretar no atraso na digestão de até 9 horas, e uma má digestão acarreta em má absorção transformando-se em uma cascata de prejuízos à saúde. 

Agora que sabemos quais horários não devemos ingerir água, qual são os melhores horários para ingeri-la?

A ingestão deve acontecer até meia hora antes de qualquer refeição e retornar a ingeri-la apenas duas horas após a ter comido qualquer alimento. Respeitar os horários de ingestão de água auxiliará na saúde do intestino, hidratando as fezes e regulando-o de forma adequada.  

Algumas pessoas me contam que não tomam água porque não sentem sede. E esse ponto é muito importante pois não devemos esperar que a sede apareça para então a bebemos.

Quando nosso corpo envia sinais de sede isso significa que já estamos desidratados. E vale lembrar que a desidratação causa dores de cabeça. Não podemos esperar que a sede apareça para que então você se hidrate. 

Espero que esse conteúdo te ajude a melhorar a ingestão de água do seu dia a dia e você sinta os benefícios de bebe-la de forma adequada, temos disponível no nosso canal do Youtube essa mesma aula e muitos outros conteúdos, o link está logo abaixo, além dos nossos cursos no site. 

Grande abraço, e até o próximo conteúdo. 

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