Dra. Angela Xavier

Blog

Alimentação Comum x Alimentação Saudável

alimentação

Quando falamos de alimentação saudável, um dos argumentos mais utilizados é que os alimentos saudáveis são mais caros…

Se você considerar que alimentação saudável pode e deve ser mais simples, você vai ver que é possível economizar até mesmo no tempo de preparo, no valor monetário e também com ganhos imensuráveis para a sua saúde.

Este questionamento sempre acontece nas minhas palestras: Uma vez uma pessoa dividiu o quadro em dois e enquanto eu respondia a questão, ele foi colocando os valores da alimentação dele antes e depois de ter mudado seus hábitos, sabe qual foi o resultado?

O resultado foi que a alimentação saudável foi três vezes mais barata, sem somar gasto com remédios e tempo perdido atrás de médicos, exames e ainda sem contar algumas coisas que beliscava por dia.

Você sabe o que é uma alimentação saudável? Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma alimentação saudável não é sinônimo de comer menos. Também não quer dizer que você vai comer apenas folhas ou pratos sem sabores.

Para que uma refeição seja considerada saudável, ela precisa fornecer todos os nutrientes para que o corpo seja sustentado.

Por exemplo: você precisa de 50% de alimentos crus em cada refeição, aqui você já econimiza em alimentos. Precisa de carboidratos completox, como cereais integrais ou então raízes. Precisa de castanhas, leguminosas e outros alimentos, lembrando que as proteínas são apenas 10% do nosso prato.

Dicas para você economizar na sua alimentação:

  • Aumente seu consumo de frutas, hortaliças da estação que são mais saudáveis e mais baratas.
  • Cozinhe mais sua própria refeição, evite alimentos que outros prepararam com a intenção de ganhar dinheiro.
  • Se necessário congele alimentos, para tê-los fora de épocas.
  • Não pule a primeira refeição.
  • Se possível, tenha uma pequena horta.
  • Planeje as compras e o cardápio da semana.

Quer saber mais sobre Alimentação Comum x Alimentação Saudável? Veja meu vídeo completo no canal do YouTube:

Clique aqui e participe da minha comunidade 100% gratuita no Facebook para você que deseja compartilhar sua jornada em rumo a uma saúde mais saudável e conhecer pessoas no mesmo processo que você!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Preencha seus dados para continuar

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Angela Xavier a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.