Dra. Angela Xavier

Blog

Colesterol alto, sinais que você não pode ignorar!

colesterol alto

Olá, aqui é Angela Xavier e nosso assunto de hoje é sobre os principais sintomas do colesterol alto que você não deve ignorar.

Atualmente dados indicam que hoje, no Brasil, 20 milhões de pessoas têm o colesterol alto e muitas dessas pessoas não sabem disso, justamente porque em muitos casos não existem sinais evidentes da doença e quando os primeiros sinais começam a aparecer, em muitos casos, a pessoa já está à beira de um infarto. 

Nosso organismo necessita de colesterol, mas não em grande quantidade

O colesterol é uma gordura presente em todas as nossas células e muitas pessoas só conhecem o efeito nocivo, entretanto o colesterol é essencial para o funcionamento adequado do nosso corpo.

O fígado é o responsável por produzir a maior parte do colesterol presente no nosso corpo, a outra parte é vem da ingestão de alimentos que consumimos. 

A produção de ácidos biliares precisa do colesterol para acontecer, portanto são esses ácidos responsáveis pela digestão das gorduras. Também temos o colesterol como responsável pela produção de alguns hormônios e por auxiliar na saúde do coração. 

Principais sintomas causados pelo colesterol alto

O problema do colesterol é quando ele está em excesso, pois os danos podem ser irreparáveis à saúde, podendo provocar acidentes vasculares e infartos. Por este motivo quero te apresentar quais os principais sinais do colesterol alto para que você se previna.

Nosso primeiro sinal é inflamação e sensação de dormência nas extremidades do corpo, como mãos, pés e pode acontecer ao redor da boca. Esses sintomas acontecem por conta do acúmulo de gordura que impede a chegada de oxigênio e nutrientes às extremidades do corpo. 

O mau hálito é o segundo sinal, pois o colesterol é produzido e acumulado no nosso fígado, seu excesso gera dificuldade no processo de digestão. Como resultado temos a boca seca, que pode causar mau hálito. 

Enjoos e dores de cabeça também podem se apresentar como sintoma de colesterol alto. Conforme ele é depositado nas artérias a circulação sanguínea terá dificuldade de oxigenação, por esse motivo enjoo pode estar presente, assim como falta de equilíbrio e fortes dores de cabeça. 

O excesso de colesterol no organismo levará a problemas de visão que não tratados a tempo podem causar danos irreversíveis. É bem comum que o paciente apresente uma secreção amarela nos olhos, irritação e visão turva. 

Outros sintomas podem estar presentes

Com o acúmulo de gordura nas artérias a função digestiva é afetada e quadros de fortes prisões de ventre poderão acontecer. Também temos a dor no peito, que é um sintoma bem fácil de ser percebido e é necessário que um médico seja consultado com urgência. Picos de hipertensão são comuns decorrente ao acúmulo de gordura presente nas artérias.  

Fraqueza, fadiga e sono em excesso podem ser causados por falta de nutrientes, excesso de atividade física e outros motivos, porém se esses sintomas acontecem diariamente, poderão ser sinais de excesso de colesterol no organismo. 

Urticárias e outros problemas de pele como manchas avermelhadas, inflamações e sensação de comichão difíceis de controlar podem ser sintomas. Além da intolerância alimentar que pode acontecer por motivos variados e entre eles o excesso de colesterol pode ser a causa de intolerâncias alimentares. 

Precisamos estar atentos aos sinais mais sutis

Como os sintomas são sutis e em muitos casos leves, recomendo que você busque fazer exames médicos para que consiga verificar se existe excesso de colesterol.  

Espero que esse conteúdo te ajude a identificar os sintomas, temos disponível no nosso canal do YouTube essa mesma aula e muitos outros conteúdos, o link está logo abaixo, além dos nossos cursos no site, não deixe sua saúde para amanhã. 

Grande abraço e até o próximo conteúdo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn

Preencha seus dados para continuar

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Angela Xavier a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.