Dra. Angela Xavier

Blog

Diabetes tem cura!

diabetes

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má utilização da insulina, hormônio que facilita a entrada da glicose nas células para gerar energia.

Hoje, no Brasil, os números de pessoas com diabetes chegam a 13 milhões.

Já que diabetes tem a ver com a quantidade e eficiência da insulina, vamos aprender um pouquinho a ação da insulina: ela é um hormônio que funciona como um sistema de alarme que informa as células de que a glicose está disponível.

O diabetes pode acontecer por basicamente três fatores:

  • Baixa produção de insulina por falta dos minerais usados como matéria prima para produção da insulina. 
  • Alta demanda de insulina, devido a alimentos de alto índice glicêmico que sobrecarga do pâncreas dificultando seu trabalho, facilitando o aumento da glicemia, e a produção de insulina fica suficiente.
  • Resistência celular à insulina – neste caso a célula por motivo principalmente de excesso de gordura corporal, impede a chegada da insulina até os receptores das células, neste caso fica excesso tanto de glicose quanto de insulina na corrente sanguínea.

Estas situações são reversíveis, porém em todos os casos é preciso eliminar a causa ou as causas.

O diabetes leva a complicações do coração, nas artérias, nos olhos (levando a cegueira), problemas renais e nos nervos. Esses casos mais graves podem levar à morte.

Diante de tudo isso, é muito importante prevenir essa doença, eliminando as causas e tratando naturalmente para que sua saúde seja retomada. 

açúcar

Como diminuir o grau do diabetes?

  • Eliminando as causas. 
  • Praticando exercícios físicos.
  • Mudando os hábitos alimentares.
  • Não consumir álcool e tabaco. 

Os hábitos saudáveis vão evitar não somente o diabetes, mas também muitas outras doenças crônicas. 

Como eliminar as causas?

As causas do diabetes variam conforme o grau da doença.

Por exemplo: o diabetes tipo 1, não se conhece a causa exata, mas sabemos que o sistema imune não reconhece as células beta do pâncreas como sendo células normais, e são justamente essas células que produzem insulina.

O diabetes tipo 1 pode estar presente desde o nascimento, identificado durante a infância ou adolescência. Apesar de não estar ligado ao estilo de vida, o estilo de vida saudável melhora e muito a qualidade de vida de quem tem diabetes tipo 1.

Já o tipo 2 está totalmente ligado ao estilo de vida, maus hábitos alimentares e sedentarismo. As pessoas com acúmulo de gordura na região abdominal têm maior risco de ficarem diabéticas.

Ou seja, tudo começa na alimentação e exercícios físicos.

Para consumir mais conteúdos como esse, acesse meu blog!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Preencha seus dados para continuar

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Angela Xavier a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.