Dra. Angela Xavier

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Gordura na barriga, saiba como evitar

gordura na barriga

Olá, como vocês estão? Hoje nossa dica é para você que tem uma indesejada gordura na barriga.

Quero começar dizendo que o acúmulo de gordura na barriga não é apenas um problema estético, ela está associada ao aumento do risco de diabetes, hipertensão, infartos e outros problemas.

Quero ajudar você a entender como a gordura abdominal aparece e como você pode evitá-la ou perdê-la, caso ela já esteja presente. 

Antes de qualquer solução precisamos entender quais são as possíveis causas do acúmulo de gordura abdominal. Começamos com os carboidratos refinados, como arroz branco, macarrão branco, pão branco, sal refinado. O consumo desses alimentos produzem uma grande quantidade de insulina que resulta no acúmulo de açúcar em forma de gordura. 

Além dos carboidratos refinados, temos o consumo de gordura hidrogenada que é uma gordura saturada. As gorduras saturadas não tem função benéfica nenhuma no nosso organismo, elas vão direto para as células gordurosas da barriga e acumulam.

A grande maioria dos alimentos industrializados, como salgadinhos, margarinas e lanches rápidos tem na sua lista de ingredientes algum tipo de gordura hidrogenada. Ainda temos a produção por parte dessas células de citocinas que promovem inflamações nas paredes das artérias. 

Outra causa do acúmulo de gordura na barriga é o estresse pois o estresse aumenta os níveis de cortisol no nosso organismo e esse aumento causa o aumento de volume da célula gordura. Temos o sedentarismo como outra causa, se você ingere e não queima de forma muito natural o corpo armazenará em forma de gordura. 

Algumas soluções para evitar o acúmulo indesejado de gordura

Sabendo quais são as causas, podemos então falar sobre as soluções. Atividade física vem como nossa primeira ação para auxiliar no processo de não acúmulo de gordura na barriga. É interessante que você consiga mesclar exercício aeróbio e exercício de força. 

Combater o estresse também é fundamental e uma das maneiras que eu aconselho para combatê-lo é dormir o mais cedo que puder e caso você tenha insônia, saiba que os níveis de cortisol estão elevados no seu corpo.

Para melhorar a qualidade do seu sono você pode usar estratégias como o uso de fitoterápicos e chás calmantes e relaxantes. No meu canal do Youtube eu tenho um vídeo que fala sobre sono para que você entenda o porque devemos dormir mais cedo. 

Por fim, a mudança na alimentação. É necessário aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e esses alimentos são frutas, verduras e hortaliças, que além de fibras, tem muitas vitaminas e minerais.

A fibra presente nos alimentos auxilia na absorção mais lenta da glicose no nosso organismo, principalmente falando da absorção no intestino.

Também é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6, que são alimentos como linhaça, chia, nozes, castanhas, amêndoas e amendoins. Lembrando que as carnes e laticínios são mais ricos em ômega 6 e peixes em ômega 3, e esse consumo precisa ser equilibrado para que a disponibilidade de um não seja maior que a do outro. 

Mudanças alimentares são essenciais para perder a gordura na barriga

Procure ingerir alimentos que sejam ricos em cromo, pois o cromo ajuda a insulina a grudar com o receptor da célula para que a absorção de açúcar seja adequada. Os alimentos ricos em cromo são, alface, cenoura, cebola, alho, chuchu, brócolis, aveia.

Lembrando que quanto mais frescos esses alimentos estiverem melhor, porque esses alimentos são ricos em vitamina C que auxilia na absorção do cromo, ferro e cálcio. Você também pode usar o óleo de coco, lembrando que é uma colher de chá, sem exageros. 

Então aqui fica minha dica para te auxiliar na prevenção e perda de gordura na barriga. Espero que você coloque em prática essas dicas e consiga melhorar a qualidade da sua saúde. Lembrando que esse tema que discutimos hoje está disponível também no nosso canal do youtube, assim como outros temas. 

Um grande abraço! 

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