Dra. Angela Xavier

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Substitua o açúcar de forma saudável!

açúcar

O açúcar está em nossas mesas diariamente e em diversos formatos, mas como substituir esse alimento de forma saudável?

Quando você ingere esse alimento mesmo que em pequena quantidade, ele aciona uma série de mecanismos dentro do seu corpo.

O açúcar desativa o seu sistema imunológico e prejudica suas defesas contra doenças infecciosas, virais, bacterianas e outras.

Esse “elemento” possui propriedades viciantes. Como consequência, a glicemia dispara e o cérebro libera dopamina e excesso de insulina.

A insulina tira o açúcar do sangue e coloca para dentro de organelas, pequenos órgãos existentes nas células, isso implica em alterações nas células.

E logo em seguida, a glicemia despenca e a alta taxa de insulina provoca o acúmulo de gordura, a queda de açúcar no sangue faz com que o corpo sinta fomes constantes e desejos de comer ainda mais doces, ocasionando o gatilho de compulsão alimentar.

O que acontece no corpo quando eliminamos o açúcar?

  • Melhora a disposição e o humor;
  • Reduz acnes;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Reduz as celulites;
  • Melhora a saúde intestinal;
  • Diminui o risco de aparecimento de doenças.

São inúmeros os benefícios que parar de comer esse “elemento” trazem para a nossa vida!

Saiba que se o se organismo já está acostumado com uma quantidade diária de açúcar, é comum que o corpo passe por algumas fases até se acostumar com a retirada do alimento da rotina.

O consumo do açúcar, especialmente o branco, está ligado a uma série de problemas, como obesidade, colesterol alto, diabete, gordura no fígado, gastrite, e inúmeros outros. Essa lista é enorme!

açúcar

Mas afinal, quais alimentos podem ser utilizados para substituir de forma saudável?

  • Uva-passa

Essa fruta é fonte de fibras, energia, rica em antioxidantes, vitaminas e sais minerais.

  • Ameixa

Rica em vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, C e K. Também é fonte de minerais, como magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco.

  • Tâmaras

Fruta rica em diversos minerais como potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro.

  • Damasco

Contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K, B3, B9, e B5. Também rico em betacaroteno, licopeno e pectina.

Conheça outros malefícios do açúcar no meu canal do YouTube!

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